Inteligência Artificial

Inteligência Artificial: Uma nova realidade inesperada

Com o grande crescimento da tecnologia nos últimos anos, várias funções humanas vem sendo substituídas ou facilitadas pelo uso de máquinas automatizadas ou facilitadoras. A partir dessas criações e como visto em literaturas antigas, o ser humano sonha em um mundo totalmente automatizado e com conforto trazido pelos serviços simples do dia a dia sendo feitos por algum tipo de robô.

Contudo uma nova tecnologia foi inventada para chegar em proporções muito maiores que apenas automatizar tarefas simples, algo além foi desejado, e foi alcançado. A capacidade de tomar decisões a partir de informações previamente definidas, a capacidade de simular um pensamento humano, foi inventado a Inteligência Artificial. Muitos acharam que era apenas para contas lógicas, que ela era dependente de tomar decisões 0 ou 1 (sim e não) mas a IA foi além, e uma das primeiras vezes que o mundo a reconheceu como algo espetacular foi na televisão aberta dos Estados Unidos.

Na televisão aberta norte americana existia uma programa muito conhecido por lá chamado Jeopardy, nesse programa eram convidados 3 participantes para disputar um gameshow valendo dinheiro, onde apenas o vencedor levaria a quantia arrecadada através da demonstração do maior domínio sobre todos os temas que integrem o conhecimento humano (desde história da arte, passando por ciências biológicas e chegando a eventos atuais envolvendo celebridades). Além disso o grande diferencial do programa é que em vez de perguntas a serem respondidas, as perguntas são apresentadas em forma de afirmação e o concorrente deve apresentar sua resposta em forma de pergunta.

Dia 14 de fevereiro de 2011, definitivamente um marco para os amantes de tecnologia. Na edição do Jeopardy deste dia, não seriam trazidos 3 participantes como de costume, desta vez participaram 2 humanos e um sistema de Inteligência Artificial chamado Watson, desenvolvido pela empresa International Business Machines – IBM e batizado em homenagem ao primeiro presidente da empresa. O desafio de vencer o programa com uma IA seria definitivamente trabalhoso já que teria que vencer humanos em uma competição na qual estes são notoriamente superiores: a compreensão da linguagem, que parece algo fácil e rudimentar para humanos, mas para uma máquina que é totalmente baseado em linguagem binária, pouco receptiva a sutilezas e ambiguidades, seria um grande passo.

Mesmo possuindo algumas dificuldades, o sistema Watson venceu os outros dois participantes, que eram os maiores campeões do programa com uma grande diferença a frente dos dois. Isso surpreendeu a todos da plateia e aos telespectadores já que ao Watson foi apenas dado um banco de dados interno, não possuindo acesso à internet para buscas, e mesmo assim conseguiu dar todas respostas imediatas.

Portanto pode-se perceber o tanto que os sistemas de Inteligência Artificial são poderosos e estão chegando cada vez mais a patamares nunca imaginados, esse episódio ocorreu em 2011, de lá até hoje muito já evoluiu, o Machine Learning é uma realidade e a era da tecnologia nunca esteve tão em alta! Link para matéria da IBM sobre o episódio: https://www.youtube.com/watch?v=P18EdAKuC1U

Add a Comment

You must be logged in to post a comment